Minas Gerais está no rumo correto da Segurança Pública

dezembro 1, 2009 at 12:08 pm Deixe um comentário

A Revista Veja desta semana publicou uma reportagem sobre segurança pública onde afirma que Minas Gerais e São Paulo estão no rumo correto no combate ao crime. O texto diz que “com gente treinada, investimento em tecnologia e modernos métodos de gestão, os dois Estados mostram que não é preciso mudar o mundo para diminuir os índices de violência nas cidades”.

A reportagem questiona a premissa de que uma reforma social seria a única maneira de diminuir a violência; fala de uma nova geração de policiais com formação de qualidade em administração e estudos criminais e mostra a importância de integrar aqueles que pensam a segurança nas universidades e os que combatem o crime nas ruas. 

Minas Gerais foi citado como exemplo devido à implantação de medidas que reduziram drasticamente o número de crimes violentos na capital, Belo Horizonte. Nos últimos seis anos, durante o governo Aécio Neves, este índice caiu pela metade, passando de 44 mil em 2003 para 22.300 em 2008.

Isto só foi possível graças a um programa de governo guiado por um sistema de metas e resultados, que se espelha nas técnicas de gestão de grandes empresas privadas. Conheça abaixo algumas ações do governo Aécio Neves que geraram bons resultados na área de segurança pública:

Integração das polícias

Entre 2003 e setembro de 2009, o Governo de Minas destinou R$ 25,4 bilhões à área de segurança pública. Grande parte dos recursos foi investida na integração e reaparelhamento das forças de segurança civil e militar e na modernização dos sistemas e logísticas, o que melhorou a troca de informações e deu mais agilidade às polícias.

Mapeamento das zonas de perigo

Um sistema implantado recentemente pela Secretaria de Estado de Defesa Social permite mapear os homicídios em Minas, cria um banco de dados com estatísticas sobre os crimes e ainda disponibiliza essas informações na internet para os cidadãos em geral. Minas Gerais foi o primeiro Estado do Brasil a adotar o sistema, que é semelhante ao utilizado pelas polícias de Londres, Los Angeles e Nova Iorque.

Saiba mais: Blog Repórter de Crime – “O bom exemplo que vem das Gerais

Criação de colegiado para tomada de decisões

Feito sob os moldes do sistema CompStat (sigla para estatísticas computacionais comparadas), implantado em Nova York, o programa Integração e Gestão em Segurança Pública (Igesp) prevê o gerenciamento das atividades policiais com base na gestão integrada do conhecimento, apoiada por tecnologia avançada. Isso significa sistematizar as informações oriundas de todos os órgãos de segurança e de Justiça, como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público; discutir projetos e linhas de ação em reuniões mensais entre os agentes de segurança e contar cada vez mais com o apoio de ferramentas eletrônicas, como as que geram mapas da criminalidade.

Saiba mais: Site Comunidade Segura – “Igesp: aos moldes de Nova York, sucesso replicado” e “Integração é palavra de ordem em Minas

Projeto Olho Vivo

Convênio firmado entre o Governo de Minas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em julho de 2004, para instalação de 72 câmeras de vídeo em regiões com maior incidência de criminalidade na capital.

Saiba mais: Agência Minas – “BH ganha sistema de vigilância por câmeras

Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!

Projeto de prevenção à violência urbana criado pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa Social. Com pesquisas e atividades voltadas para o lazer e a educação de jovens em situação de risco, o “Fica Vivo” contribuiu significativamente para reduzir o número de homicídios no Morro das Pedras, em BH. Além da comunidade acadêmica e do governo de Minas, o projeto envolve também a sociedade e outras entidades que lidam com o problema como o Ministério Público, as polícias Civil e Militar.

Saiba mais: Neomondo – “Fica Vivo!

Ressocialização de presos

Minas Gerais é o único Estado do Brasil que possui um presídio especial para receber detentas gestantes ou com filhos recém-nascidos. O Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, aposta na ressocialização de criminosas e na humanização do sistema carcerário.

Lá as mulheres tem a chance de se recuperar, sem perder os laços com seus filhos. Além disso recebem atendimento médico, psicológico e jurídico e fazem cursos profissionalizantes. Os bebês podem ficar ali até completarem um ano de idade. Depois disso, a mãe volta para o presídio de origem para cumprir o resto da pena e a criança é encaminhada, geralmente, para parentes da detenta, pelos assistentes sociais do grupo.

Saiba mais: Blog Juntos com Aécio – “MG tem presídio exclusivo para detentas com filhos recém-nascidos

Entry filed under: Governador de Minas Gerais.

Verba indenizatória – instrumento importante porém, mal utilizado ProAcesso chega à reta final

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

dezembro 2009
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Most Recent Posts